publicidade

Uma simples página web pode bloquear o Windows 7 e o 8

Os sistemas operativos da Microsoft têm estado a atravessar uma fase menos positiva. Depois de vários problemas, todos eles com graus de severidade elevada, surge agora mais um, mas com uma particularidade interessante.
Desta vez não existe a possibilidade de roubar dados, mas sim de bloquear uma máquina. E para isso basta aceder a um site com uma simples imagem com um nome particular.
Windows 7
Esta nova falha afeta apenas as versões mais antigas do Windows, tendo um comportamento já visto noutras versões. Após visitar um site onde uma imagem específica está presente, o sistema bloqueia e deixa de responder, tendo de ser reiniciado.
Caso exista um ficheiro com o nome $MFT, usado num ficheiro de metadata escondido na raiz do sistema de ficheiros NTFS, o problema regista-se e começam os problemas para o utilizador. A imagem no site pode ter qualquer nome, tendo apenas de ser encaminhada para o ficheiro $MFT (c:/$MFT/pplware.jpg)
Na verdade o que acontece é que o Windows vai bloquear o acesso a esse ficheiro. Dai em diante todas as aplicações que tentarem aceder ao ficheiro não vão conseguir e vão bloquear, causando uma congestão nos processos do Windows até que este deixa de responder.
Windows 8
Como referimos antes, o Windows 95 e o Windows 98 passaram por uma situação semelhante, mas neste caso o problema estava na utilização de um ficheiro especial do sistema, que se referia a dispositivos (c:\con\con).
Dos testes já realizados o problema não se manifesta no Windows 10. Já no caso do Windows Vista, Windows 7 e Windows 8 está presente e consegue causar estragos na utilização do Windows.
É provável que a Microsoft lance uma atualização para o Windows para corrigir a falha. Mais uma vez o Windows 7 sofre com problemas, tendo sido a vítima mais afetada pelo Wannacry.


Comentários

Mensagens populares